Com o aumento significativo de pessoas que são dependentes químicas de algumas décadas para cá, as instituições de reabilitação cresceram significativamente para acompanhar essa demanda, todavia como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Desde a década de 60, com a popularização das drogas como a maconha, cocaína e LSD, o mundo começou a viver ondas, ou praticamente epidemias, de consumo elevado de narcóticos em determinadas cidades, estados e países. Com isso, outras drogas mais potentes surgiram com o intuito de atender a demanda por narcóticos mais pesados.

Desta forma surgiram, especialmente em grandes centros populacionais, uma crescente epidemia de consumidores vorazes de drogas. Conjuntamente à criminalidade outros problemas que estão vinculados ao uso de narcóticos foram se espalhando e aterrorizando populações locais.

Em contrapartida, a OMS em parceria com a rede de saúde mundial, levantou os estudos necessários para designar uma classificação às pessoas que eram viciadas em drogas como indivíduos doentes. Desta forma, pessoas que sofriam da doença do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas eram consideradas doentes e tinham um transtorno mental.

Posto isso, a dependência química e o grande contingente de pessoas que eram apenas viciadas, se tornou um problema efetivo e de saúde pública. Desta maneira os centros de reabilitação de drogas começaram a surgir e, ainda nos tempos de hoje, estão com crescimento elevado em comparativo com as décadas passadas.

Por isso que nossa equipe formada por Ache Aqui Clínicas, Clínicas Restituindo Sonhos e Ache Clínica de Recuperação estamos veementemente ajudando milhares de familiares a realizarem o procedimento de internação de entes e amigos queridos que sofrem da doença da adicção.

Esta matéria tem como principal objetivo, auxiliar pessoas que sofrem desse comportamento adictivo, mas mais importante do que escolher um centro e recuperar, é escolher o lugar adequado e com a confiabilidade necessária, por isso vale salientar em como saber se uma clínica de recuperação é confiável.

Indicação Conta Muito

Quando vamos comprar um produto, seja ele qual for, realizamos uma pesquisa não apenas do produto em si, mas do melhor preço e do lugar que teoricamente tem mais confiabilidade possível. O mesmo ocorre com as clínicas de recuperação, reabilitação e hospitais psiquiátricos.

Para saber se uma clínica de recuperação é confiável, dê uma de detetive e vasculhe por aí. Se na sua cidade não tiver uma instituição, vá ao CAPS, postos de saúde ou até mesmo hospitais e pergunte. Aliás, perguntar não custa nada, ainda mais quando se trata de saúde de alguém importante em nossas vidas.

Sendo assim, se você mora em uma cidade pequena, recorra às redes sociais pergunte se realmente vale ou não apenas recorrer ao procedimento de internação nesta instituição. Pesquise relatos e saiba como funciona.

Ao escolher a instituição adequada, antes de internar, faça uma visita. Procure visitá-la e entender como será o tratamento, o que ela tem a oferecer e qual o tipo de apoio psiquiátrico e psicológico que será dado ao paciente. Conjuntamente, procure observar o máximo possível da instituição, mesmo que nos mínimos aspectos, e de como os pacientes se portam dentro da mesma.

O mínimo para um Tratamento

Existem um conjunto de pré-requisitos para que uma instituição esteja em pé. Primeiramente é que toda clínica de recuperação deve ter um apoio médico, psicológico e de equipe de enfermagem, não necessariamente 24 horas de plantão, mas no mínimo semanalmente e com atendimento individual dos pacientes.

Além do mais, deve oferecer no mínimo três refeições diárias balanceadas para que se tenha a nutrição apropriada. Com isso, o paciente que chega de um episódio crônico de uso, com deficiência energética por má ou falta de alimentação, necessita de uma alimentação adequada.

Atividades de responsabilidade também são necessárias. Ao estar em uso contínuo e abusivo, o dependente químico esquece primeiramente de si mesmo e de como viver a vida com suas reais responsabilidades. A vivência fica apenas em prol da substância, e as responsabilidades simplesmente se esvai. Por isso, criar uma rotina que valorize o trabalho individual e de equipe é importante.

Atividades de lazer sadias são importantíssimas quando se trata de pessoas que são dependentes químicas. Justamente para transformar e reprogramar o cérebro, onde o uso era a fuga e o lazer de muitos. E em recuperação uma boa prosa, dominó, futebol, vôlei, truco, uno e outras brincadeiras que gerem prazer substituam o ímpeto do uso como forma recreativa por parte do paciente.

Grupos de apoio como Narcóticos Anônimos e Amor Exigente também auxiliam no processo de recuperação. Como saber se uma clínica de recuperação é confiável? Se NA ou O fizerem visitas, você pode confiar. Esses grupos são importantíssimos no apoio às pessoas que sofrem da doença da adicção. Até mesmo suas literaturas são designadas a esse público.

Ache Aqui Recuperação

Esses preceitos citados anteriormente simplesmente são o básico. O arroz com feijão da recuperação, todas as instituições que se preze devem oferecer ao mínimo esses serviços na estadia de pacientes usuários de drogas ou alcoólatras. Entretanto, existem um conjunto de outras atividades que encarecem o tratamento mas que também auxiliam ainda mais na recuperação.

Existem instituições, por exemplo, em que as atividades de terapia ocupacional envolvem pinturas, relaxante, yoga, massagem, alongamento, natação, campeonatos entre equipes e muito mais. Porém isso encarece muito o tratamento, pois a gama de profissionais, monitores e orientadores é definitivamente maior para se criar uma estrutura de tratamento.

Em nossa gama de instituições como o Ache Aqui Clínicas, Ache Clínicas de Recuperação e Clínicas Restituindo Sonhos estamos cada vez mais engajados em ajudar pessoas que sofrem do distúrbio do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas. Exatamente como proposto neste artigo, nós também viabilizamos saber se uma clínica de recuperação é confiável ou não.

Não fazemos parcerias à toa. Anunciamos as melhores em nossa plataforma e escolhemos a dedo as melhores instituições, com as melhores indicações e que viabilizem o tratamento da dependência química da maneira mais humanizada e eficaz possível.