Você está procurando por um centro de tratamento para dependentes químicos? Sabe como esses estabelecimentos funcionam? Precisa de ajuda para tratar a dependência química sua ou de alguém próximo, mas tem muitas dúvidas, talvez alguns receios? Então você veio ao lugar certo. Continue lendo, pois nós vamos esclarecer suas dúvidas!

Quando falamos em clínica de reabilitação, para algumas pessoas este pode ser um assunto um pouco nebuloso, ou seja, nem todos sabem ao certo o que é uma clínica de recuperação.

Para ficar bem fácil de entender, vamos usar aqui um exemplo bem simplório. Quando você ou alguém da sua família fica doente, qual a primeira coisa que costumam fazer?

Dependendo do problema, talvez tomam um remédio, um chá, ou alguma “receita da vovó” que ela diz ser infalível. Se você não tem ao seu alcance algum remédio, uma alternativa seria ir a alguma farmácia mais próxima e comprar o medicamento, correto?

Só para deixar claro que é uma situação hipotética, supondo uma enfermidade mais comum, mais leve, por assim dizer, como, por exemplo, um resfriado, dor de cabeça ou aquela dorzinha no estômago quando você come algo que não cai bem.

Mas e quando o chá, receita da vovó ou remédio vendido em farmácia é usado e não surte efeito e a dor ainda continua? O que fazer?

A alternativa mais viável seria ir a um hospital para consultar-se com um médico e, se for necessário, fazer alguns exames. Daí então, o médico decidirá qual o tratamento mais adequado para você.

Da mesma forma que você ou qualquer pessoa que fique doente e precise de ajuda profissional, também acontece com um dependente químico. Imagine que centro de tratamento para dependentes químicos é um hospital especializado em tratar este problema.

O verdadeiro papel do centro de tratamento para dependentes químicos

Centro de tratamento para dependentes químicos

Acabamos de falar que o centro de tratamento para dependentes químicos é um hospital especializado em tratar este tipo de paciente. E não afirmamos isso em sentido figurado. Pois a dependência química é de fato uma doença, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.

Na verdade, muito além de ser um hospital comum, o centro de tratamento para dependentes químicos é um local de acolhimento.

Além do tratamento médico, o centro de recuperação irá ajudar o paciente com atividades que façam bem ao seu corpo e sua mente.

A prática de esportes, por exemplo, é algo que ajuda o dependente químico a sentir prazer e também é um meio de socializar.

Outros métodos que fazem parte da reabilitação do paciente é a prática de pequenos serviços voluntários mostrando que o indivíduo pode ser útil com seu trabalho.

O apoio a família por parte da clínica de recuperação também faz parte do tratamento, afinal os familiares também sofrem com a dependência química de um ente querido.

Quando o dependente químico é internado, passa por exames médicos e procedimentos que o deixam livre do vício e pronto para retornar a sociedade.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que esteja precisando para vencer a dependência química, entre em contato com o Ache Clínicas de Recuperação. Nós iremos indicar a clínica de reabilitação mais próxima a você e, mesmo antes disso, esclarecer toda e qualquer dúvida!